Salinópolis - PA
Consumo de peixe no mundo alcançou níveis históricos, diz FAO
O consumo de peixe no mundo alcançou níveis históricos, conforme relatório da organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) publicado nesta segunda-feira (31). De acordo com o documento, a média de consumo no ano passado foi de 17 quilos por pessoa. A produção mundial de peixes e produtos pesqueiros passou de 142 milhões de toneladas em 2008 para 145 milhões em 2009. Desses, 115 milhões são destinados ao consumo.
Conforme a FAO, isso significa que, para 3 bilhões de pessoas, os peixes são 15% da dieta média de proteínas de origem animal. Esse aumento se deve ao aumento contínuo da aquicultura. A organização espera que esse tipo de produção supere a pesca de captura como fonte de peixes, que hoje cresce cerca de 7% por ano.
O relatório indica que, em 2010, a pesca e a aquicultura representaram o meio de subsistência para 540 milhões de pessoas, 8% da população mundial. Os pescados tiveram venda recorde de US$ 102 bilhões em 2008, 9% a mais na comparação com o ano anterior.
O relatório adverte que a situação das reservas mundiais de peixes não melhorou e que 32% das reservas ou estão esgotadas ou em fase de recuperação e necessitam ser reconstituídas com urgência.
O relatório defende o estabelecimento de controles mais restritos no setor pesqueiro, através de medidas comerciais que limitem a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada.
Além disso, mostra-se a favor de um registro mundial de embarcações pesqueiras, "que atribuiria uma identificação individual a cada navio, independentemente das mudanças de proprietário ou de bandeira que sofra a embarcação". Essa "transparência" tornaria mais fácil o controle policial das embarcações envolvidas em atividades de pesca ilegal.
Calendário de Eventos
—————
—————
—————