Salinópolis - PA
Servidores da saúde fazem passeata em Belém
Cerca de mil pessoas são esperadas na manifestação dos servidores da saúde na manhã desta quinta-feira (16). A categoria reivindica o pagamento da Gratificação de Desempenho Institucional (GDI), que segundo os manifestantes, não é realizado há três meses.
Funcionários do hospital Abelardo Santos e de Unidades de Referência Especializada da capital participam da passeata. A concentração aconteceu na Praça da República. De lá, os servidores saíram em passeata até o Palácio Antônio Lemos, onde pretendem cobrar uma resposta do prefeito Duciomar Costa. 'Queremos uma audiência com o prefeito para que ele mande o secretário de saúde repassar o dinheiro referente à gratificação', afirma o diretor do SindSaúde, Carlos Haroldo.
Segundo o Sindicato dos Servidores de Saúde, o repasse é feito pelo Ministério da Saúde ao município, que é responsável em efetuar o pagamento dos servidores, mas isso não vem sendo cumprido. 'O próprio secretário de saúde admitiu que gastou o dinheiro', acusa Haroldo.
Outro lado - Em nota, a Sespa (Secretaria Estadual de Saúde) informou que o valor referente à gratificação, recurso do Ministério da Saúde, não foi repassado pela Sesma (Secretaria Municipal de Saúde). Ainda segundo a Sespa, sem o repasse dos recursos 'não há como pagar a gratificação, já que a GDI é vinculada, conforme lei, à produção dos serviços, não tem nenhuma relação com folha de pagamento'.
Segundo o secretário estadual de saúde, Cláudio Vale, o montante já alcança a casa dos R$ 12 milhões, referentes à parte do mês de agosto, setembro e outubro. 'Belém recebeu os recursos do Ministério da Saúde, mas não repassou ao Estado', afirmou Vale.
A Sesma informou que o hospital Abelardo Santos é coordenado e administrado pelo Estado, assim como as URE Doca, Demétrio Medrado e outras, portanto não existe vínculo nenhum em relação a pagamento de folha de pessoal e gratificação de servidor entre a Sesma e Sespa. 'O pagamento da GDI é de responsabilidade da Sespa', diz a nota.
Ainda segundo a secretaria, o município deve repassar para a Sespa o recurso referente aos serviços prestados pelas UREs Demétrio Medrado e Doca, e 'não do Abelardo Santos, já que a Sesma não utiliza nenhum tipo de serviço desse hospital'.
Redação Portal ORM
https://www.orm.com.br/
Calendário de Eventos
—————
—————
—————